segunda-feira, 15 de julho de 2013

O Homem de aço - crítica (Sem Spoilers)

          Esse era um dos filmes que mais esperava por vários motivos, o principal era que ele seria o pontapé inicial do universo DC nos cinemas para o tão aguardado liga da justiça. Então ou ele começaria muito bom ou péssimo. E claro que tinha que começar com o maior herói de todos, você gostando ou não é indiscutível a importância do Superman, agora sem mais delongas vamos ao que eu achei do filme.

       O filme não conta a origem do Superman novamente, a origem desse herói já está saturada e ia ficar novamente se mostrada no cinema. Mas como era o seu primeiro filme era preciso ter uma origem, e isso foi muito bem elaborado com flashbacks, o que deixou o filme dinâmico e não tão maçante, como seria se fosse mais um filme de origem.
       Clark já está adulto e ciente de seus poderes e a cada momento lembra de sua infância e adolescência tão complicada. Ele está viajando para encontrar um lugar no mundo já que ele é tão diferente dos outros. Em sua peregrinação ele conhece várias pessoas e ajuda da forma que puder. Clark tenta se vê mais humano, menos super. Mas as adversidades o persegue.
      Mas tudo vira de cabeça pára baixo quando sua verdadeira origem vai atras de Clark. E esse passado vem na forma de General Zod um dos últimos kriptonianos.
Jor El 

    Outro ponto forte do filme é a importância que deram para Kripton e principalmente seu pai Jor El. O filme mostra o motivo de mandarem Kal El ( o Superman) para a terra e o porque de Zod ser o que ele é. Jor El tem grande importância para Clark para firmar a identidade Kriptoniana que Clark desconhecia e mostrar para ele que não precisa se sentir diferente ele é diferente por um motivo para trazer a terra um motivo para continuar quando tudo estiver perdido. Kal El é a esperança que a terra precisa ele não é humano ele é mais que isso é como um Deus. Esperança essa que ele estampa em seu uniforme já  que o S significa esperança em Kripton.
        A semelhança de Kal El com Jesus cristo é grande, o roteiro mostra o papel de Superman como o salvador do mundo já que ele é essencialmente bom e vê como dever seu salvar a terra.
       
Conselhos do papai Jonathan Kent
      Jonathan Kent o pai adotivo de Clark é peça fundamental para formar a moral dele. Sem ele Clark usaria seu poder para ganhos próprios. É visível a importância da criação dele para se tornar o grande herói que ele ia vim a ser. A relação entre pai e filho comove e o imenso amor e proteção que Jonathan sente pelo o filho é mostrado em uma cena em que ele protege o filho acima de tudo. A relação entre os dois é uma relação de amor entre pai e filho que ultrapassa qualquer barreira. Clark sempre se preocupa por não se sentir em lugar nenhum, e é sua família que o traz sempre de volta. Não importa da onde ele veio ou oque faça ele sempre será o filho deles, sempre será um Kent.
     
Ajoelhe-se perante Zod

   Zod o vilão do filme é um ótimo vilão. Sua motivação em certo ponto é até justa. é como já dizem; ''O fim justifica os meios''. Zod tem um objetivo e não foge dele. Ele tem presença e coloca toda a raça humana em seu devido lugar. Zod consegue você ficar empolgado com ele, coisa que a muito tempo não sentia em um vilão de adaptações de heróis. Ele consegue ser um bom vilão até o seu destino final, sua relação de amor a Kripton é relevante para justificar todos os seus atos. Não deixa nada a desejar e se estabelece como um vilão que impõe respeito na galeria de grandes vilões. Zod não vem sozinho para a terra os seus comparsas só servem para as cenas de ação. Senti falta de um maior interação entre eles.

Henry Carvill , o novo rosto de Superman
       Henry Carvill convence como o novo Superman. ele é um bom ator. Em uma das cenas ele interpreta o Clark adolescente e você vê como ele se empenhou para esse papel. Ele consegue ser sereno e ao mesmo tempo consegue espessar sua ira. Principalmente na luta contra o Zod.
       Em vários momentos se vê presente o dedo de Nolan no filme. Ele foi responsável por reerguer Batman das profundezas, foi o produtor do filme e a historia do filme também teve sua contribuição. O universo do novo Superman é criado para que faça sentido nas telonas  e isso é outro ponto positivo.
         O filme não é perfeito existem alguns furos de roteiro, mas nada que estrague o filme. As cenas de ação são de tirar o folego,  parece até um filme de Drago Ball Z.
        Como sempre os fãs fanáticos de hqs, talvez não gostem de algumas adaptações. Mas é preciso saber que se trata justamente disso, de uma adaptação. Sempre vai haver mudanças boas ou ruins, no caso de Man of Steel elas agradam e muito.
        Man of Steel é um grande filme digno desse grande heroi, com uma boa historia, bons personagens e ótimas cenas de ação. O filme se torna um importante primeiro passo para a DC nos cinemas. E que venha o próximo!

Nota 4 de 5: Ótimo

Facebook Google+ Twitter RSS