segunda-feira, 27 de maio de 2013

As cinco obras para quem quer começar a ler Neil Gaiman

         O nosso colaborador Victor de Oliveira escreveu uma matéria sobre um livro de contos de Neil Gaiman. E por isso resolvi fazer minha própria matéria sobre esse altor. A primeira vez que conheci  o trabalho de Neil Gaiman foi através das hqs, logo depois vi que ele tinha livros e muitas outras coisas tão foda quanto seus roteiros em hqs. Agora sem mais demora vamos aos cinco livros para começar a ler Neil Gaiman.

    5- DEUSES AMERICANOS 
    
       O que me faz adorar os trabalhos de Neil Gaiman é a fusão de místico + mundo real. Ele consegue trazer a fantasia para o mundo real de forma convincente e sutil. Em Deuses Americanos, ele utiliza de bom argumento para jogar em sua trama a existência de vários Deuses em nosso mundo.
       A história acompanha um grupo de Deuses que não mais são adorados e vivem pelo o mundo de forma miserável. Uns trabalham em Funerárias, outros aplicam golpes para ganhar dinheiro e por ai vai...
       O poder dos Deuses está sendo ameaçado pelo os novos Deuses, que são as novas mídias. não falarei muito para não estragar a leitura.  
       Shadow é o protagonista e embarca de cabeça nesse mundo onde Deuses se escondem por trás de balcões de lanchonetes ou lavando seu carro. O livro é cheio de referências a mitologia de várias civilizações, o mais legal é identificar cada uma e saber como elas vivem nesse mundo moderno sem ter mais ninguém para adora-los. E eles só querem isso, ter adoradores para ter poder. Shadow é acompanhado por Odin que lhe mostra a verdade dos Deuses escondidos e sua batalha em busca de adoração e sobrevivência.

4-CONTOS FABULOSOS

       O que falar a mais sobre essa obra? se já existe uma matéria só pra esse livro e graças a essa matéria eu quis escrever sobre Neil Gaiman. Então vou poupar palavras e deixar que Victor de Oliveira apresente esse livro para vocês. é só clicar aqui.
        
3-STARDUST

      Stardust surgiu quando Neil Gaiman estava em uma festa e lá encontrou o ilustrador Charles Vess. Gaiman contou para ele sua ideia de fazer um conto de fadas para adultos. Contendo bruxas, fadas, duendes e tudo que um conto de fadas precisa. Charles ficou muito empolgado e aceitou fazer essa história. no começo a ideia original era fazer uma hq, mas depois optaram por um livro ilustrado, igual esses de contos de fadas para crianças.
        Stardust  conta a história de Thistran Thorn que se apaixona pela a moça mais bonita da vila. Para ganhar a mão de sua amada, Thistran promete para ela uma estrela cadente. Então ele viaja para o mundo das fadas em busca da estrela, que na verdade é uma mulher. No caminho ele encontra muitos perigos, pois além dele muitas outras pessoas querem a estrela até uma bruxa. não se enganem Stardust não é uma historia infantil. Misturando aventura, ação, magia e tudo mais que Neil Gaiman adora Stardust é uma ótima leitura.

2-OS LIVROS DE MAGIA

    Calma esse não é Harry Potter, apesar das fortes semelhanças Os Livros de Magia surgiu muito tempo antes de Harry Potter. Gaiman já falou da semelhança e ele descarta a teoria que a autora do livro do jovem bruxo tenha sido plágio da obra dele. Livros de Magia e Harry Potter só se assemelham na aparência física de seus protagonistas. Enquanto Harry Potter é literatura infanto juvenil, Livros de Magia é mais adulto e visceral. 
     Livros de Magia começou com uma hq dividida em quatro edições e todas escritas por Neil Gaiman e em cada edição um artista diferente. em ordem : John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson.
depois do sucesso das quatro edições Livors de Magia ganha uma série periódica onde Neil Gaiman escreve poucas histórias. essa obra está em segundo lugar, pois nele Gaiman cria todo um universo de fantasia adulto e mistico. não me falta elogios para essa hq. 
     A hq conta a historia de Timothy Hunter que descobre que é um bruxo ( parece Harry Potter de novo). Sabendo desse potencial outras pessoas que mechem com magia no universo da DC ( já que livros de magia é do selo vertigo que é do universo adulto da DC). Constantine, Vingador Fantasma , Doutor Oculto e Mister lo, vão ao encontro de Tim para mostrar a ele o mundo da magia e guia-lo nesse novo rumo de sua vida. 
    Novamente Gaiman utiliza de miticismo e magia , muita magia , para criar esse universo onde Tim vai passar a conviver mais. 

1-SANDMAN

       Sandman é uma obra prima, sim não estou exagerando, Sandman só poderia ter nascido da cabeça magica de Neil Gaiman. Mas não vou ficar só elogiando essa obra vou falar do que se trata um pouco.
         Quando você dorme você sempre sonha, lembrando ou não você sonha, e quando se sonha é para os reinos de Morpheus (sandman) que você visita. Lá tudo é possível já que tudo é sonho. Sandman é um perpetuo, ele não é um Deus e sim uma entidade. ele é o sonho é quem controla os sonhos das pessoas. E a hq de Sandman acompanha essa entidade. As Historias são divididas em arcos e mostra várias facetas de Morpheus.
      Ele não é o único perpetuo, existe além dele a morte, o destino , delírio , desespero, desejo e destruição. Todos governam o que a ele cabe governar, no caso de Sandman o reino dos sonhos.
          A obra de Sandman foi premiada e teve excelentes críticas. Como faz parte do selo adulto da DC ,a Vertigo, se pode encontrar alguns personagens do universo DC/Vertigo, como constantine que participa do primeiro arco que é a busca de Morpheus pelo os seus itens perdidos.
          Em Sandman Neil Gaimam é livre para explorar sua imaginação ao máximo, e é isso que ele faz. Com tamanha liberdade criativa ele é capaz de criar diversas histórias magnificas e bem loucas. Só em Sandman você vê um leilão do inferno com diversos Deuses de todas as religiões a disputando.
         Sandman é uma ótima leitura, em alguns momentos é complicado de compreender, mas para que isso não aconteça é preciso que você entre no universo dos perpétuos e seja levado para o reino de Sandman.

-Lucas Devil-
Facebook Google+ Twitter RSS