sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Breaking Bad: Uma série acima do normal

        Conheci Breaking Bad através de um amigo que sempre me enchia para a vê a série. Ele me conta a sinopse e eu finjo que vou assistir. Com uma sinopse bem mediana não tive nenhuma vontade de começar a acompanhar a série. eis uma sinopse bem resumida:

  '' Walter White um gênio da química, faz sucessivas escolhas erradas em sua vida e acaba virando um professor de química. Para ajudar na renda da família ele também trabalha em lava jato, onde é constantemente humilhado. Sua família é a típica americana, tem um filho com paralisia cerebral, com dificuldades para andar e falar. Para piorar sua esposa está gravida, o que faz aumentar as despesas da casa. Atolado em dívidas Walter continua sua vidinha medíocre até se descobrir com câncer. É quando tudo muda na vida dele. O tratamento é caro, ele não tem dinheiro pra se tratar e nem para ajudar sua família após a morte. Seu cunhado Hank trabalha na DEA, órgão da polícia que funciona como os narcóticos. E é com ele que vê o como funciona e como entra dinheiro fácil nesse ramo. Ele sendo um gênio da química entra no ramo da metanfetamina junto ao um ex aluno. E sendo perseguido por Hank sem ele saber que o inimigo é o pobre Walter White.''
     
    Essa é uma sinopse decente e bem resumida sobre a série. Se tivesse lido isso concertesa teria assistido bem antes. quando comecei a série estava na sua terceira temporada. sem pretensão nenhuma eu começo a assistir a primeira temporada e em apenas uma semana consigo acompanhar a série. Sem mais demora vou fazer uma matéria com 99,1% de pureza.

1- ''DESCONSTRUÇÃO'' DE PERSONAGEM
            Em nenhuma outra série eu vi um aprofundamento tão perfeito como os personagens de Breaking Bad. Todos sofrem mudanças significativas, mas não bruscas. A mudança em cada um é sutil e gradual. Todos sofrem mudanças e é possível vê amadurecimento durante toda a série. Os acontecimentos da série vão levando todos para uma desconstrução, isso é, todos são levados ao limite de seus personagens. Nenhum é um super humano para não se abalar com os acontecimentos e é isso que torna todos os personagens tão cativantes e profundos. Todos reagem a história como uma reação química. Em muitas ´series se vê os mesmos personagens sem alteração alguma. Ele continua o mesmo do incio ao fim da série o que torna os personagens vazios. Já em BB eles são Humanos. simplesmente isso.

2- De Walter White a Heisenberg
''Say my name''

   Tudo que Walter quer é juntar dinheiro suficiente para sua família. Não quer morrer sem deixar todas as contas pagas e que o futuro de sua filha seja tranquila. Tudo que ele faz fica até justificável, mas depois ele começa a se transformar em algo sem controle com o pseudônimo de Heisenberg.
        No começo Walter era o perfeito Noob, não sabia nada do mundo das drogas. Isso é lógico pois um pai de família entrar de cabeça no ramo do tráfico não é comum. Nessa nova vida que ele esconde de toda a família ele começa a vê o mundo das drogas mas perto. E o primeiro contato com um chefão do tráfico é com Tuco. Um traficante louco e violento. Walter passa por várias situações que envolve assassinato, explosão de uma ''boca de fumo'' e reconhecimento como um excelente fabricante. A sua metanfetamina é fabricada com 99,1% de pureza o que da uma qualidade extrema.
        Com o passar da série Walter deixa de ser um pai de família medroso e começa já a ter controle sobre algumas situações. Transformando o pacato professor em um grande chefão do crime.
Gustavo Fring

    A mudança mais brusca acontece quando ele começa a trabalhar para um traficante mais profissional. Enquanto Tuco era um porra louca, Gustavo Fring é um homem frio e calculista que contrata Walter para fabricar para ele. Quando Walter trabalhava pra Tuco ele tinha visto a parte mais suja do tráfico, com Fring ele vê o glamour de um poderoso chefão. Walter é pressionado e é preciso mais uma atitude drástica. Walter sempre tem que tomar as decisões mais importantes sempre em curto período de tempo o que molda sua personalidade. como havia dito ele passa de um professor que quer ganhar dinheiro para família, a um homem frio. não por que ele quis se tornar um homem frio e sim por causa das consequências de suas escolhas. Walter só não foi ao fundo do posso pois ele tem uma consciência forte chamada de Jesse.


3- Jesse a consciência de Walter
     Jesse começa a série sendo um inconsequente e drogado. Que faz parceria com Walt na fabricação da metanfetamina. Com o passar da história Jesse fica muito mais afetado com tudo que acontece ao redor deles. Desde assassinato ameças de mortes , pessoas inocentes morrendo. Enquanto Walt vai pirando é Jesse que consegue frear a maioria dos impulsos loucos de Walt o que torna Jesse em certo ponto como uma consciência viva de Walt. Se não fosse por ele Walt já teria entrando cada vez mais no buraco. Ambos não funcionam sozinhos e um precisa da ajuda do outro. Walt vê Jesse muito mais como seu filho do que o próprio filho que ele tem.
       Enaquanto Walt se trona mais frio, Jesse  vai se tornando cada vez mais vulnerável a todo esse ambiente hostil. No começo da série ele funcionava como alivo cômico. Na atual história ele é a única razão ainda presente que tenta não se contaminar com Heisenberg.

       Isso que falei são apenas alguns pontos positivos da série, ela é muito mais que isso. O que torna essa série fantástica é como ela consegue envolver o telespectador. Uma série que para mim não há neuma igual.

Facebook Google+ Twitter RSS